Saiba o que é e como criar uma estratégia de automação de marketing digital

A automação de marketing digital é uma estratégia que tem a tecnologia como a maior aliada. Por meio de ferramentas adequadas, é possível automatizar as tarefas de marketing, como envio de e-mails, postagens em redes sociais e campanhas de publicidade online.

Então, vamos falar sobre automação de marketing digital?

Neste artigo, preparamos um compilado com tudo o que você precisa saber sobre automação de marketing digital. Você vai descobrir como ela é essencial e estratégica para sua empresa.

Aproveite o conteúdo e tenha uma ótima leitura.

O que é automação de marketing digital?

Certamente, você já recebeu um e-mail automático de promoção ou divulgação de algum produto/serviço, um boletim informativo, um comunicado ou qualquer outra ação de engajamento após preencher um simples formulário ou clicar em um botão.

Isso é automação de marketing. São tarefas de marketing que, em vez de serem executadas manualmente, são realizadas por meio de ferramentas automatizadas, de maneira mais eficiente e personalizada.

Trata-se de uma ferramenta que se alinha à estratégia macro de inbound marketing, envolvendo a automação de todo o processo de marketing.

Hoje, a automação de marketing digital se tornou uma ferramenta essencial para as empresas que desejam aumentar seus seguidores, seu tráfego e seus leads no “piloto automático”.

Devo investir na automação de marketing digital?

A resposta para esta questão, sem dúvidas, é sim!

Aliás, a automação de marketing digital pode ser o diferencial para impulsionar os negócios da sua empresa. Com ela, é possível escalonar, segmentar os clientes, acompanhar o desempenho em tempo real, além de automatizar tarefas repetitivas.

Quais ações de marketing podem ser automatizadas?

Se você ainda está na dúvida se deve investir em automação de marketing, confira a lista de algumas tarefas que podem ser automatizadas. Veja só:

  • E-mail marketing: envio de boletins informativos, respostas automáticas e e-mail de boas-vindas.
  • Segmentação de leads: agrupamento de leads em segmentos específicos, por exemplo, localização geográfica, interesses, dentre outros elementos.
  • Gestão de redes sociais: agendamento de postagens, curadoria de conteúdo, e monitoramento de menções e comentários.
  • Personalização de conteúdo: conteúdo dinâmico com base no perfil do usuário e nas recomendações de produto, como sugestão automática de produtos baseando-se no histórico de navegação do usuário.
  • Campanhas publicitárias: remarketing e anúncios personalizados.
  • Gerenciamento de leads: coleta de informações básicas por meio de formulários e envio de conteúdo relevante e personalizado para leads do funil de vendas.
  • Análises e relatórios: relatórios de desempenho e A/B Testing.
  • Gestão de eventos: convites, lembretes e follow-up.
  • Mensagens SMS: campanhas e notificações push.
  • Integração de CRM: atualização de dados de clientes e criação automática de tarefas e alertas.

Esses são alguns dos principais motivos pelos quais cada vez mais empresas estão investindo em automação de marketing digital.

Mas, para essa estratégia de automação de marketing, é necessária uma ferramenta de disparo e automação.

O que é uma ferramenta de automação digital?

A ferramenta de automação é um software que vai personalizar todas as tarefas de marketing com base em segmentações. Então, a partir de agora, esqueça aquela ideia de que automação de marketing se resume apenas ao disparo automático de e-mails, combinado?

A ferramenta de automação de marketing vai consolidar: 

  • gerenciamento de múltiplos canais de comunicação de forma integrada;
  • personalização de interações em larga escala;
  • tomadas de decisão baseadas em dados;
  • nutrição de leads e acompanhamento de campanhas;
  • criação de conteúdo de alta qualidade;
  • criação de landing pages.

A ferramenta de automação elimina aquelas tarefas diárias repetitivas, como o envio de e-mails em massa, elaboração de relatórios de desempenho de campanhas, dentre outras atividades que demandam tempo e recursos.

Isso quer dizer que, na prática, ela fará todo o trabalho pesado, para a sua empresa economizar tempo e recurso e proporcionar uma experiência personalizada aos seus clientes.

Como criar uma estratégia de automação de marketing digital?

Como vimos acima, a automação de marketing é uma ferramenta poderosa.

Atividades que podem parecer difíceis, complexas e demoradas (como organizar vários e-mails personalizados para os clientes e agendar publicações nas redes sociais), com o apoio de uma agência de marketing digital se tornam extremamente práticas.

E sem contar que, no mercado, existe uma série de softwares de automação, mas com valores muito altos. E, infelizmente, no fim das contas esse processo acaba ficando muito oneroso.

Então, como automatizar? Diante dessa necessidade, a Inside Digital oferece um serviço completo de automação de marketing, desde a criação dos conteúdos até o disparo, com valores acessíveis e de acordo com sua necessidade.

Vamos falar sobre automação de marketing digital? Então, não espere mais e entre em contato hoje mesmo para conversar com um de nossos especialistas.

Depois, aproveite também para conferir outros materiais ricos como este em nosso blog para se aprofundar em outros temas relacionados a marketing digital.

Anterior Guia completo: como realizar uma nutrição de leads eficaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *